1.
Terapia ABA
Atualmente a intervenção com o método ABA é a que demonstra evidências científicas de maior eficácia junto da população com perturbações do desenvolvimento, especialmente as perturbações do espectro do autismo.
Os programas terapêuticos são desenvolvidos a partir de uma minuciosa avaliação de: competências, potencialidades, áreas de desenvolvimento em défice e barreiras que constituem um entrave à aprendizagem de cada indivíduo. Posteriormente a essa avaliação, os programas de intervenção são realizados de acordo com os objetivos inerentes a cada caso clínico.
A diversidade nas sessões, permite que sejam explorados os interesses de cada criança, jovem ou adulto, constituindo um fator motivacional importantíssimo para o trabalho que tem de ser realizado.
Na metodologia ABA, não é apenas tido em conta a individualidade e o respeito pelos interesses de cada um, como os métodos de ensino utilizados são adaptados perante as dificuldades, exigências e natureza de cada indivíduo.
O objetivo final da terapia ABA é sempre que a aprendizagem seja adquirida em contexto natural e fornecer as competências necessárias à criança/jovem que contribuam para a sua independência.